Neandertais teriam usado os polegares de forma diferente dos humanos modernos, afirma pesquisa

Fonte: Wikinotícias
Neandertal

29 de novembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cientistas descobriram esta semana que existem diferenças físicas importantes entre os polegares dos neandertais e dos humanos modernos, indicando que os humanos pré-históricos usavam seus dedos de maneira diferente. Amelin Bardo, pesquisador de pós-doutorado na Escola de Antropologia e Conservação da Natureza da Universidade de Kent e um dos autores do estudo, disse: "Se você for apertar a mão de um neandertal, notará essa diferença haveria confusão sobre onde colocar o polegar, acho que você vai ganhar em termos de velocidade e movimento."

Os neandertais caminharam pela Terra por um período de cerca de 350.000 anos antes de desaparecerem, vivendo no que hoje é a Europa e partes da Ásia. Pensa-se que eles se sobrepuseram geograficamente aos humanos modernos por um período de mais de 30.000 anos depois que os humanos migraram para fora da África.

“A anatomia da mão e o registro arqueológico deixam bem claro que os neandertais eram muito inteligentes, usuários de ferramentas sofisticadas e usavam muitas das mesmas ferramentas que os humanos modernos contemporâneos usaram”.

Fontes