Nadadores russos e bielorrussos banidos do Mundial

Fonte: Wikinotícias

23 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nadadores, mergulhadores, jogadores de pólo aquático e nadadores artísticos russos e bielorrussos não poderão mais competir nos próximos campeonatos mundiais devido à guerra na Ucrânia, anunciou nesta quarta-feira a entidade que administra a natação.

Logo após a invasão, o órgão regulador da natação, a FINA, disse que permitiria que os nadadores competissem, mas como atletas neutros que não usavam símbolos nacionais.

“Após a revisão de uma avaliação de risco independente, o Bureau da FINA se reuniu hoje e confirmou que os atletas e oficiais da Rússia e da Bielorrússia não participarão (nos campeonatos mundiais)”, disse a FINA.

"A FINA mantém sua mais forte condenação à invasão russa da Ucrânia”, disse em um comunicado à imprensa.

O campeonato mundial será realizado na Hungria em junho.

Nos últimos campeonatos mundiais realizados em 2019, a Rússia obteve o terceiro maior número de medalhas depois dos Estados Unidos e da China.

A FINA também disse que está investigando o bicampeão olímpico de costas Yevgeny Rylov por sua suposta participação em um rali pró-Putin em Moscou na semana passada.

Órgãos governamentais de muitos esportes, incluindo futebol, atletismo, ginástica, esqui e patinação no gelo, tomaram medidas para proibir ou restringir atletas russos e bielorrussos de competir.

Fontes

[[Categoris:Rússia