Na ONU, o ministro das Relações Exteriores do Iraque exige retirada das forças turcas

Fonte: Wikinotícias

29 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ministro das Relações Exteriores do Iraque levou as exigências de seu governo ao Conselho de Segurança da ONU, onde pediu a retirada das forças turcas do território iraquiano após um ataque mortal a um resort de férias que Bagdá atribuiu às forças turcas.

“Nós denunciamos a presença ilegal de forças militares turcas em território iraquiano”, disse o ministro das Relações Exteriores, Fuad Hussein, aos membros do conselho.

O ministro das Relações Exteriores viajou para Nova York para participar da reunião do conselho de emergência. O ataque em 20 de julho, em um resort na província curda de Dohuk, matou nove civis, incluindo três crianças.

Bagdá culpou Ancara e exigiu indenização e uma investigação internacional.

A Turquia negou o ataque, que ocorreu perto de sua fronteira. Ancara diz que militantes do grupo terrorista Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK, o realizaram.

“Vamos deixar bem claro: a soberania e a integridade territorial do Iraque são violadas por organizações terroristas, não pela Turquia”, disse o vice-embaixador da ONU Öncü Keçeli.

A ala militar do PKK negou ter realizado o ataque e culpou a Turquia.

O ministro das Relações Exteriores do Iraque disse que um comitê nacional foi criado para investigar o ataque. Ele coletou evidências no local, incluindo fragmentos das armas usadas, que ele disse serem do tipo usado pelas forças turcas que operam na área.

Hussein pediu ao Conselho de Segurança que adote uma resolução obrigando a Turquia a retirar todas as suas forças militares do Iraque, das quais ele disse a repórteres que há cerca de 4.000 operando sem o acordo de Bagdá.

“Se a Turquia se recusar, então a Turquia deve ser responsabilizada”, disse ele. “A Turquia deve parar de causar sofrimento ao povo do Iraque.”

Ancara luta há décadas contra o PKK no sudeste da Turquia e no norte do Iraque. Mais de 40.000 pessoas foram mortas no conflito desde que os separatistas curdos pegaram em armas em 1984.

O enviado da Turquia disse que parte do problema é que o governo do Iraque não está no controle de todo o seu território e que refúgios terroristas se desenvolveram em centenas de vilarejos no norte.

Estimamos que o PKK controle uma área de pelo menos 10.000 quilômetros quadrados no Iraque", disse Keçeli. Ele disse que Bagdá não quis ou não conseguiu lutar contra os terroristas.

“Você não pode castigar seu vizinho por usar seu direito de autodefesa”, concluiu.

Quando a reunião terminou, Keçeli disse que acaba de receber a notícia de que quatro morteiros cairam perto do consulado turco na cidade de Mossul, no norte do Iraque. Ele disse que os relatórios iniciais são de que ninguém ficou ferido.

“Este é mais um ataque flagrante e mais um exemplo da falta de controle das autoridades iraquianas em seu próprio território”, disse o enviado turco. “Mais uma vez, pedimos às autoridades iraquianas que evitem linguagem escalada e se concentrem em cooperar contra todas as organizações terroristas”.

O ministro das Relações Exteriores do Iraque disse que verificaria o que aconteceu e, se fosse verdade, seu governo o condenaria nos termos mais fortes.

O conselho pediu cooperação com o governo iraquiano e outras autoridades relevantes na investigação do ataque. Reiterou também o seu apoio à independência, soberania, unidade e integridade territorial do Iraque.

Fontes