Na França, Emmanuel Macron e Marine Le Pen vão disputar na eleição presidencial
23 de abril de 2017
O centro-direita Emmanuel Macron e a ultra-direita Marine Le Pen foram os que mais votos obtiveram no domingo, na primeira volta (ou primeiro turno) das eleições presidenciais francesas e se enfrentaram em um desempate em 7 de maio. Macron (En Marche !, “Em Marcha!”, em francês) atingiu a liderança na primeira rodada da eleição presidencial francesa e se qualificar para a segunda rodada, ao obter 23,8% dos votos. Le Pen (Frente Nacional, FN) atingiu a segunda colocação e obteve os 21,4% dos sufrágios.
Macron ganhou a primeira rodada realizada no domingo com um 23,7% dos votos, seguido por Le Pen com 21,7%, de acordo com uma estimativa da Ipsos/Sopra Steria. O instituto de pesquisas Harris Interactive, entretanto, projetou que Macron obteve os 23% dos votos e Le Pen 22%, enquanto uma estimativa do IFOP situou Macron com um 23,8% e a Le Pen com um 21,6%.
O centrista Emmanuel Macron e a direitista Marine Le Pen oferecem um agudo contraste, pois albegam opiniões diametralmente opostas sobre o futuro da União Europeia (UE) e o rol da França na associação. Le Pen promete sacar a França da UE; Macron defende uma maior cooperação com o bloco. Portanto, a segunda volta (ou segundo turno) será o equivalente a um referendo sobre o futuro da França na UE.
François Fillon (Les Républicains, Os Republicanos) atingiu a barreira dos 20%, chegando em terceiro lugar, enquanto Benoît Hamon (Partido Socialista, PS), o candidato do atual do partido no poder, só colheu apenas 6,2% dos votos, chegando ao quinto lugar, atrás de Jean-Luc Mélenchon (La France Insoumise, A França Rebelde) que chegou em quarto lugar e quase recebe a mesma pontuação que Fillon.
Após ser anunciado os resultados, o primeiro-ministro do país pediu aos eleitores para conter a Le Pen e a votarem no Macron na segunda rodada. Assim, pela primeira vez na história da Quinta República (desde 1958), os dois partidos tradicionais alternativos não estarão presentes na segunda rodada.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Redação. Francia: Emmanuel Macron y Marine Le Pen van adelante— Voz da América, 23 de abril de 2017
Ashley Kirk y Patrick Scott. French presidential election: Latest results and polls as Le Pen and Macron expected to reach second round— The Telegraph, 23 de abril de 2017
Bryony Jones y Hilary Clarke. Le Pen faces Macron in final round of French presidential election: Estimates— CNN, 23 de abril de 2017
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Emmanuel Macron y Marine Le Pen pasan a segunda vuelta en elecciones presidenciales", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 23 de abril de 2017. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|