Na China, escrever sobre a pandemia ou patrimônio cultural pode fazer com que você seja preso

Fonte: Wikinotícias

5 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Escritores que compartilham suas experiências com a pandemia do coronavírus ou expressam opiniões sobre sua herança cultural estão em maior risco na China, que responde por quase um terço de todos os 273 escritores, acadêmicos e intelectuais presos em 2020.

O número de presos aumentou em relação a 2019, em grande parte por causa da pandemia, de acordo com um novo índice compilado pelo grupo de direitos humanos PEN América. Seu Freedom to Write Index, que rastreia escritores presos e intelectuais públicos em todo o mundo, mostrou que a China, a Arábia Saudita e a Turquia respondem por metade de todos os casos.

“Líderes políticos em todo o mundo - tanto em autocracias quanto em democracias frágeis - usaram a pandemia e os movimentos de protesto como desculpa para restringir ainda mais os direitos em vez de expandi-los”, disse o relatório, acrescentando que alguns países impuseram leis sobre desinformação como meio de silenciar a verdade.

Karin Deutsch Karlekar, diretora dos Programas de Expressão Livre em Risco da PEN America, disse durante um relatório virtual divulgado no mês passado que a situação é ruim na China.

“A China prendeu 81 escritores. Isso é muito mais do que qualquer outro país, principalmente devido às prisões de escritores e comentaristas que criticaram a resposta de seu governo ao COVID e outras políticas, bem como novas informações que vêm à tona sobre detenções na região de Xinjiang ”, disse ela. COVID é a doença causada pelo coronavírus.

Fontes