Na Califórnia, começou a petição oficial para a separação dos Estados Unidos

Fonte: Wikinotícias
Bandeira da Califórnia.
Mapa da Califórnia nos EUA.

28 de janeiro de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na Califórnia, em 28 de janeiro de 2017, começa a recolher assinaturas para a secessão do Estado no Estados Unidos (Calexit). Dois dias antes, o ministro de Assuntos Internos da Califórnia oficialmente autorizou a iniciar este procedimento.

Os defensores do Calexit necessitam recolherem assinaturas no prazo de 180 dias de 585.407 pessoas (8% da população do estado).

Se eles conseguem fazer isso, em Novembro de 2018, os californianos farão primeira votação para o levantamento de duas disposições da Constituição local, segundo a qual o seu estado é «parte integrante dos Estados Unidos» e da constituição dos Estados Unidos, «a lei fundamental do país».

O referendo imediato sobre o escritório dos EUA pode ser realizada na primavera de 2019. Para participação do Calexit é necessária de pelo menos metade dos eleitores inscritos no Estado e a resposta positiva de pelo menos 55 por cento dos participantes do plebiscito.

Os iniciadores da saída da Califórnia de os EUA procurador-geral apresentou uma composição de uma petição para um referendo em novembro 2016, após a vitória de Donald Trump sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Trump, em seguida, contou com o apoio de apenas 31,5% dos californianos, enquanto sua principal oponente, Hillary Clinton ganhou 61,5% dos votos.

Califórnia é o maior estado dos Estados Unidos em termos de população (mais de 39 milhões de habitantes) e o terceiro maior território.

Notícia Relacionada

Fontes