NYT: EUA acreditam que Ucrânia está por trás do ataque de drones ao Kremlin

Fonte: Wikinotícias

26 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A administração dos EUA acredita que uma das agências militares ou de inteligência da Ucrânia está por trás da tentativa de ataque de drones ao Kremlin no início de maio, informa o jornal The New York Times.

No entanto, ele enfatiza que a comunidade de inteligência dos EUA ainda não conhece os detalhes do que aconteceu, e o grau de confiança na avaliação atual é baixo.

Citando funcionários do governo não identificados, a publicação aponta que a inteligência dos EUA ainda não sabe qual serviço ou estrutura especial ucraniana poderia organizar o ataque. Eles também não podem confirmar se o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e pessoas próximas a ele sabiam sobre o ataque.

Algumas das fontes do jornal acreditam que Zelensky poderia não saber sobre o ataque com antecedência.

A avaliação preliminar da comunidade de inteligência é baseada, entre outras coisas, em conversas telefônicas grampeadas, que mostraram que as autoridades russas ficaram surpresas com o ocorrido, o que não corrobora a versão de que o ataque do drone foi uma provocação da própria Rússia.

O artigo do New York Times também enfatiza que o governo está preocupado que a Rússia possa responsabilizar os Estados Unidos, como país que apoia a Ucrânia, pelo que aconteceu.

Fontes