NOAA atualiza previsão de furacões da temporada de 2023 para "acima da média"
13 de agosto de 2023
Os meteorologistas da NOAA e do Centro de Previsão do Clima atualizaram esta semana a previsão para a temporada de furacões de 2023, aumentando-a de "média" para "acima da média". Os meteorologistas aumentaram a probabilidade de uma temporada de furacões acima do normal no Atlântico para 60%, quando a previsão de maio era de 30% - ou seja: a chance de que haja mais tempestades nomeadas (quando os ventos sustentados possam de 64km/h) este ano simplesmente dobrou.
Em seu portal a NOAA explicou que a nova previsão leva em conta as temperaturas recordes da superfície do mar este ano.
Anualmente a temporada de furacões vai de 1º de junho a 30 de novembro e até agora apenas quatro tempestades foram nomeadas: Arlene, Bret, Cindy e o furacão Don. Uma tempestade subtropical registrada em janeiro foi em maio incluída nesta temporada, mas não recebeu nome - tempestades ciclônicas podem ocorrer em qualquer mês do ano no Atlântico Norte, mesmo fora da temporada oficial.
O antes e depois
Veja como ficou a previsão atualizada, com a NOAA estimando uma confiabilidade de 70%:
Como era | Como ficou |
---|---|
12-17 tempestades nomeadas, incluindo 5-9 furacões, dos quais 1-4 superfuracões | 14-21 empestades nomeadas, incluindo 6-11 furacões, dos quais 2-5 superfuracões |
Ciclone não-nomeado
Especialistas em furacões do NHC determinaram no dia 11 de maio, durante uma reavaliação típica dos sistemas meteorológicos em área de responsabilidade do National Hurricane Center (NHC), que uma área de baixa pressão que havia se formado na costa nordeste dos Estados Unidos em meados de janeiro deveria ser designada como uma tempestade subtropical. O sistema também foi numerado como o primeiro ciclone da temporada de 2023 na bacia do Atlântico e identificado como ID AL012023.
Notícias Relacionadas
- Temporada de ciclones: Guatemala pode ser atingida por dois superciclones em 2023
- NOAA prevê temporada de furacões normal no Atlântico em 2023 e acima da média no Pacífico
- NHC aponta postumamente primeiro ciclone da temporada de 2023
Fontes
- NOAA forecasters increase Atlantic hurricane season prediction to ‘above normal’ — NOAA, 10 de agosto de 2023
- NOAA predicts hurricane season to ‘above normal’ [inativa] — WMO, 11 de agosto de 2023. Página visitada em 13 de agosto de 2023
. Arquivada em 13 de agosto de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |