Saltar para o conteúdo

NHC nomeia três ciclones em menos de 14 dias

De Wikinotícias

28 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Imelda à esquerda e Humberto à direita

O NHC dos Estados Unidos nomeou esta tarde Imelda, o terceiro ciclone tropical a receber um nome em menos de 14 dias. Gabrielle foi nomeado no dia 17 e Humberto na quinta-feira passada. Imelda é também o nono (9º) ciclone da temporada de furacões no Atlântico deste ano a ser batizado.

A temporada estava abaixo da média até a formação de Gabrielle, mas o NHC havia previsto no dia 15 que a OMJ mudaria esse cenário entre o final de setembro e meados de outubro.

O sistema segue para noroeste mas depois tomará rumo nordeste, com avisos vigentes para a costa noroeste da Flórida, Geórgia e para as Carolinas até quarta-feira.

Cuba e Bahamas também estão sentindo os efeitos da tempestade, que agora apresenta ventos sustentados de 65 km/h.

Espera-se que Imelda vire um furacão num prazo de 12 a 48 horas, ou seja, no máximo até terça-feira.

Chuvas intensas

Há alertas para Cuba, as Bahamas e as Carolinas devido às fortes chuvas que serão causadas pelo sistema ciclônico. Há riscos para enchentes e deslizamentos de terra, diz o NHC.

Não há previsão de que Imelda toque terra, mas as bandas externas também causarão possivelmente ventania, principalmente na Flórida e na Geórgia amanhã.

Os ventos em alto mar também causarão agitação marítima, que chegará às costas com ondas fortes e repuxo.

Superfuracão Humberto

Humberto chegou a alcançar ontem a categoria 5, a maior existente, com ventos de 260 km/h, mas hoje foi rebaixado para a categoria 4, com ventos constantes de 230 km/h. É um sistema extremamente perigoso num raio de 150 quilômetros de seu centro e apesar de não haver previsão de toque de terra, as Bermudas terão ventania, chuvas fortes e agitação marítima, que também será sentida na costa oeste dos Estados Unidos.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código]