Número de mortos sobe para 8 em novo terremoto que atingiu a Turquia

Fonte: Wikinotícias

22 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O número de mortos aumentou para pelo menos oito em um novo terremoto que atingiu a região fronteiriça da Turquia e da Síria, duas semanas após um grande terremoto que deixou quase 45.000 mortos.

O novo terremoto teve uma magnitude de 6,4 e foi centrado na cidade de Defne, na província turca de Hatay, uma área que foi severamente danificada pelo terremoto de 6 de fevereiro.

O novo terremoto foi sentido em vários países, incluindo Síria, Jordânia, Líbano e Egito, e foi seguido por um terremoto de magnitude 5,8.

"De repente, o prédio tremeu. Eu imediatamente desci as escadas do segundo andar. Tremeu terrivelmente. É muito triste", disse Ahmet Kilic, morador de Gaziantep. Ele disse que estava com medo de voltar para sua casa porque mora sozinho.

Outro morador de Gaziantep, Zeynep Deveci, disse que havia acabado de voltar para sua casa após o terremoto de 6 de fevereiro. "Ontem voltei e hoje estamos na rua de novo. Não sabemos qual será o nosso fim."

Equipes de resgate faziam buscas em vários prédios desmoronados em Hatay, onde as pessoas estariam presas.

A agência de notícias estatal da Síria, SANA, informou que seis pessoas ficaram feridas em Aleppo.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que agora existem três passagens de fronteira totalmente operacionais para as Nações Unidas entrarem na Síria.

Ele disse que a ONU já despachou 227 caminhões para áreas controladas por rebeldes no noroeste da Síria e disse que os preparativos estão em andamento para enviar mais caminhões através das três passagens de fronteira.

Na Turquia, o presidente Recep Tayyip Erdoğan visitou Hatay e disse que seu governo começará no próximo mês a construir quase 200.000 novas casas na província.

Fontes