Saltar para o conteúdo

Número de mortos sobe para 14 na Sérvia. Após o colapso do telhado da estação de trem

Fonte: Wikinotícias

2 de novembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pelo menos 14 pessoas morreram na sexta-feira depois que parte de um telhado ao ar livre desabou em uma estação de trem na cidade sérvia de Novi Sad, disse o presidente.

O incidente aconteceu na manhã de sexta-feira na principal estação de trem da cidade. O telhado fornecia sombra perto da entrada e era um local popular para os passageiros - jovens e velhos - esperarem nos bancos.

"Esperamos que este seja o número final - 14 pessoas morreram. Destes, não conseguimos identificar cinco indivíduos", disse o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, horas após o incidente.

"Devemos todos nos unir para apoiar as famílias daqueles que perderam suas vidas e fazer tudo ao nosso alcance para minimizar os danos e ajudar aqueles que perderam seus entes queridos o máximo possível", acrescentou ele em um discurso televisionado para todo o país.

Vucic disse que entre os mortos estava uma criança entre seis e sete anos de idade.

"Os responsáveis, garanto que serão punidos", acrescentou o presidente.

Quando o sol se pôs em Novi Sad, os moradores acenderam velas e depositaram flores em um memorial improvisado para as vítimas perto da estação ferroviária e na praça principal da cidade.

"Estou sem palavras", disse a moradora Natasa Siladji. "Não posso acreditar que algo assim possa acontecer na minha cidade."

Mais cedo na sexta-feira, a chefe da Clínica Voivodina da cidade, Vesna Turkulov, disse a repórteres que três pessoas que foram retiradas dos escombros estavam em estado grave, duas das quais estavam passando por operações.

"Os ferimentos são muito graves", disse ela.

Guindastes e escavadeiras trabalharam ao lado de equipes de emergência cavando os escombros para procurar os sobreviventes, de acordo com um fotógrafo da AFP no local.

"A operação ainda está em andamento e é extremamente desafiadora. Mais de 80 equipes de resgate estão envolvidas, com a ajuda de máquinas pesadas", disse o ministro do Interior, Ivica Dacic, na tarde de sexta-feira.

O governo sérvio disse que um dia oficial de luto será realizado no sábado, de acordo com um comunicado publicado pela emissora estatal do país.

O Instituto de Transfusão de Sangue em Novi Sad também pediu aos moradores que doassem sangue após o acidente, com uma fila se formando do lado de fora do centro que permaneceu lotada até a noite.

Servindo a segunda maior cidade da Sérvia, a estação reabriu totalmente em julho, após três anos de reformas. A construção ainda estava em andamento em partes da estação.

"Minhas condolências às famílias dos falecidos", disse o primeiro-ministro da Sérvia, Milos Vucevic, depois de chegar à estação na manhã de sexta-feira.

"Esta é uma sexta-feira negra para nós, para toda a Sérvia, para Novi Sad", acrescentou.

A Serbia Railways disse em um comunicado que o telhado desabado não fazia parte das reformas concluídas na estação.

"A Serbia Railways lamenta o acidente ocorrido, e as causas e quaisquer novos detalhes da investigação serão prontamente anunciados", escreveu a empresa em um post de mídia social.

Uma conexão ferroviária de alta velocidade entre Novi Sad e a capital Belgrado foi inaugurada em março de 2022.