Nível do mar tem subido e descido nos últimos 2500 anos, diz estudo israelita

Fonte: Wikinotícias

26 de janeiro de 2010

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com um estudo da Universidade de Haifa, o nível médio do mar tem tido oscilações nos últimos 2500 anos, com subidas e descidas inconstantes.

"A Ascensão e queda do nível do mar durante períodos relativamente curtos, não indicam as tendências de longo prazo. A avaliação das centenas e milhares de anos mostra que o que hoje parece ser um fenómeno irregular, de facto não é nada de novo", referiu Dr. Dorit Sivan, coordenador do estudo.

As variações do nível do mar em Israel atingiram uma diferença de um metro entre os mais altos e mais baixos níveis, na maioria das vezes encontrando-se abaixo do nível actual. Segundo o coordenador do estudo, ainda é cedo para assumir claramente que as recentes alterações não são mais do que reflexos de um ciclo normal.

Ainda de acordo com o Dr. Sivan, as alterações podem ser atribuídas a três causas principais: a causa mundial, devido ao aumento de volume de água no oceano, que reflecte a massa de gelo e está relacionado ao aquecimento global; a causa regional, devido ao movimento vertical da superfície da terra, que geralmente é relacionada com a pressão colocada sobre a superfície do gelo e a causa local que consiste na actividade tectónica vertical. Vendo como Israel não está perto de calotas de gelo antigo e da actividade tectónica ao longo da costa do Mediterrâneo é desprezível nesses períodos, o especialista conclui que as mudanças drásticas nos níveis de do mar em Israel estão relacionadas principalmente a alterações no volume de água.

Fontes