Níger vai ter segunda volta de eleições presidenciais

Fonte: Wikinotícias

2 de janeiro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No Níger resultados das eleições presidenciais do passado dia 27 de Dezembro indicam que terá que se realizar uma segunda volta no próximo dia 21 de Fevereiro.

Resultados provisórios indicam que o candidato do partido no poder Mohamed Bazoum obteve 39,3% dos votos muito aquém dos 50% necessários para se vencer à primeira volta.

O antigo presidente Mahamane Ousmane obteve 17%, disse a Comissão Eleitoral.

O actual presidente Mahamadou Issoufou vai deixar o poder após dois mandatos de cinco anos o que vai resultar na primeira transferência de poderes entre presidentes democráticamente eleitos no país.

O novo presidente vai fazer face a diversos grandes desafios incluindo um aumento de ataques de militantes islâmicos ligados à Al Qaida e ao Estado Islâmico.

O ano passado centenas de pessoas foram mortas em ataques na fronteira ocidental com o Malie Burkina Faso e na fronteira sudeste com a Nigéria.

Os resultados provisórios indicam que o Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo controla 80 lugares no parlamento de 171 assentos enquanto o principal partido da oposição MODEN/FA-Lumana obteve 19 lugares.

Fontes[editar | editar código-fonte]