Mudança no Passe Livre entra em vigor em São Paulo

Fonte: Wikinotícias

São Paulo • 1 de agosto de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A nova regra para o Passe Livre na cidade de São Paulo entrou em vigor nesta terça-feira (1). A mudança tinha sido anunciada pelo prefeito João Doria (PSDB) no começo de julho. A partir de agora, os estudantes terão direito a quatro viagens em um período de duas horas, duas vezes por dia. Antes, era possível fazer até oito embarques livremente durante 24 horas.

Com a mudança, a prefeitura espera restringir o benefício apenas para as viagens de ida e volta das instituições de ensino, bem como economizar setenta milhões de reais até o final de 2017, dinheiro o qual será "destinado à educação propriamente dita", como afirma a secretaria da educação do município, por meio de nota.

Antes da alteração, houve dois protestos na cidade, realizados pela União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) e por secundaristas autônomos. O Movimento Passe Livre (MPL), um dos líderes das manifestações contra o aumento das tarifas em 2013, publicou um manifesto, onde declara que "o corte é um ataque para quem estuda. Não é necessário somente ir e voltar da escola ou faculdade, e sim circular em diversos lugares da cidade".

Fontes