Morte de bezerro em rodeio causa polêmica

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 25 de agosto de 2011

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma prova realizada em rodeio Festa do Peão de Boiadeiro, na cidade de Barretos, no interior do Estado de São Paulo, que provocou a morte de um bezerro na última sexta-feira (19), está gerando grande polêmica essa semana entre as entidades defensoras de proteção aos animais, tanto que o caso foi levado à Polícia Civil e ao Ministério Público estaduais.

A polêmica surgiu após uma prova chamada bulldog, em que o peão tem que dominar o bezerro usando a força do corpo com a intenção de apenas derrubá-lo ao chão, na qual o peão César Brosco deixou um bezerro tetraplégico. O animal mais tarde teve que ser sacrificado e autopsia realizada constatou que houve fratura na coluna cervical.

Reações

O Ministério Público está investigando o caso para saber se a prova é realmente prejudicial aos animais. Foi mandado ofício para a organização que tem dez dias para responder.

A organização do evento divulgou nota sobre o caso, dizendo que o acontecimento foi uma fatalidade e que ninguém teve culpa pela morte do bezerro.

Brosco disse que está sofrendo retaliação e que afirma que não vai mais participar das provas.

Segundo a advogada Viviane Alexandre, representante da Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Protection of Animals - WSPA), "a morte do bezerro é a prova de que essa atitude grotesca, que eles chamam de esporte, provoca maus tratos aos animais".

Eduardo Kobra, artista plástico, fez hoje um imenso painel na Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, que repudia a prática violenta das provas da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Fontes