Morreu aos 88 anos, Toni Morrison, do prêmio Nobel de Literatura
6 de agosto de 2019
A escritora americana Toni Morrison, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 1983, morreu aos 88 anos de idade na noite de segunda-feira, 5, revelou nesta terça-feira, a sua editora Knopf, no Twitter.
"Toni Morrison morreu de forma tranquila na noite passada rodeada da sua família e amigos. Era uma mãe, avó e tia extremamente devota, que se regozijava por estar com a sua família e amigos. A escritora consumada que valorizava a palavra escrita, fosse a sua, a dos seus alunos ou de outros, lia de forma voraz e passava maior parte do tempo em casa quando escrevia", acrescentou a família num comunicado.
O seu editor de longa data Robert Gottlieb, da Knopf, escreveu: “Ela era uma ótima mulher e uma grande escritora, e eu não sei do que sentirei mais falta”.
Por seu lado, o presidente da editora, Sonny Mehta, disse que “poucos escritores americanos escreveram com mais humanidade ou com mais amor que Toni”.
“As narrativas e a prosa fascinantes fizeram dela uma marca indelével na nossa cultura”, concluiu Mehta.
Natural de Ohio, Morrison nasceu a 18 de fevereiro de 1931 e foi a primeira afro-americana a ganhar o Nobel.
A escritora, que se estreou como romancista em 1970 com O olho mais azul, ficou mundialmente conhecida com o livro vencedor do prêmio Pulitzer de 1987, Beloved (Amada), mais tarde adaptado a um filme de 1998, que teve como protagonistas Oprah Winfrey e Danny Glover.
Em 2012, o Presidente Barack Obama concedeu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade.
Entre outras obras conhecidas, estão Sula (1973), que lhe rendeu a indicação ao National Book Award, um dos principais prêmios literários dos Estados Unidos, Amor, Quem leva a melhor? (infantil, em coautoria com Slade Morrison), Jazz, Compaixão, Voltar para casa e Deus ajude essa criança.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Redação VOA. Morreu Toni Morrison, do prêmio Nobel de Literatura— Voz da América, 6 de agosto de 2019
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|