Morreu Sidney Poitier, o primeiro ator negro a receber um Oscar

Fonte: Wikinotícias
Sidney Poitier (2013)

8 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em 6 de janeiro de 2022, Sidney Poitier, o renomado ator e activista de Hollywood morreu em sua casa em Los Angeles, Califórnia, aos 94 anos.

Poitier se tornou o primeiro ator negro a ganhar o Oscar de Melhor Ator por Lilies of the Field (1963). Ele também recebeu um Grammy, dois Globos de Ouro e um British Academy Film Award.

Poitier foi descrito como um ícone em seu obituário pelo USA Today. Laura Jacobs para Vanity Fair saudou Poitier como o "Martin Luther King Jr. dos filmes". Vários historiadores de cinema e jornalistas o chamaram de a primeira estrela de cinema afro-americana de Hollywood. O New York Times observou após sua morte, que Poitier foi fundamental para a diversidade de Hollywood e "abriu o caminho para atores negros no cinema". O Hollywood Reporter escreveu que "Poitier foi o primeiro ator a estrelar os principais filmes de Hollywood que retratavam um homem negro de uma forma não estereotipada, e sua influência, especialmente durante os anos 1950 e 1960 como modelo e criador de imagens, foi imensurável."

Fontes