Morre jornalista esportivo Fernando Vanucci

Fonte: Wikinotícias

24 de novembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O jornalista esportivo Fernando Vanucci morreu esta manhã em Barueri, São Paulo, aos 69 anos de idade. Ele passou mal em casa e chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.

A causa da morte não foi revelada.

Vanucci estava debilitado desde abril de 2019 após ter sofrido um infarto.

Carreira

Vanucci começou a trabalhar quando tinha quinze anos, na Rádio Sociedade Triângulo Mineiro em Uberaba, onde nasceu. Em seguida, foi para a Rádio Sete Colinas, apresentando o programa Pintando o Sete. Na mesma emissora, começou a fazer carreira como repórter esportivo.

Aos vinte anos foi contratado pela Rádio Inconfidência de Belo Horizonte. Transferiu-se para a Rede Globo, primeiro em Minas Gerais, de 1973 até 1977, depois para a Central Globo de Jornalismo do Rio de Janeiro. Na Globo apresentou vários jornais: Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico, Gols do Fantástico, entre outros.

Foi por esta emissora que cobriu seis Copas do Mundo: 1978, na Argentina, 1982, na Espanha, 1986, no México, 1990, na Itália, 1994 (tetra campeonato) nos Estados Unidos e 1998, na França. O destaque fica para a Copa do México, onde à frente do programa Copa 1986, criou o bordão que se tornaria sua marca registrada: "Alô Você".

Também na Rede Globo, cobriu as Olimpíadas de Moscou em 1980, de Los Angeles em 1984, de Seul em 1988, de Barcelona em 1992 e de Atlanta em 1996, e foi o âncora das transmissões do Carnaval na Marquês de Sapucaí Rio de Janeiro, de 1985 até 1999.

Em 1998 após entrar no ar ao vivo mastigando um biscoito, acabou afastado da grade principal da emissora, tendo depois sido demitido.

Depois trabalhou também na TV Bandeirantes, Rede Record e na RedeTV!, onde passou mal enquanto apresentava o programa Bola na Rede após a final da Copa do Mundo de 2006. Segundo a direção da emissora, o mal-estar havia sido ocasionado pela utilização de medicamentos para tratamento de distúrbios de ansiedade, tendo Vanucci depois revelado que havia, naquele dia, tomado duas taças de vinho, o que poderia ter potencializado o efeito do remédio.

Foi neste ano também que ele foi dignosticado com diversos problemas no coração.

Terminou sua carreira trabalhando na Rede Brasil de Televisão e posteriormente no portal UOL, comentando as notícias da seleção brasileira durante a Copa do Mundo na Rússia em 2018.

Homenagens

Usando o Twitter, vários clubes de futebol brasileiros enviaram mensagens de pesar. O Flamengo escreveu que "lamenta profundamente a morte do jornalista Fernando Vanucci. Desejamos muita força aos familiares e amigos neste momento de tanta tristeza".

Já os clubes paulistas Corinthians e São Paulo tuitaram, respectivamente, que "lamenta o falecimento do jornalista Fernando Vanucci. O apresentador de TV e rádio marcou época com o bordão "Alô, você!" na abertura de seus programas, entre outras marcas registradas. Ele tinha 69 anos. Nossos sentimentos aos parentes e amigos." e que "lamenta profundamente a morte do jornalista e apresentador Fernando Vanucci, uma das vozes mais emblemáticas do jornalismo esportivo nacional. Nossos sentimentos aos familiares."

De Minas Gerais, terra-natal de Vanucci, o Cruzeiro escreveu que "lamenta o falecimento de Fernando Vanucci, comunicador mineiro, de grande história no jornalismo esportivo. Expressamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas de Fernando. "Alô, você!"

Artistas também expressaram seu pesar. O apresentador do SBT Celso Portiolli escreveu em seu Twitter que "Fernando Vanucci se foi. Meus sentimentos a família. Que Deus conforte a todos. Quando trabalhei em Uberaba na rádio 7 Colinas, ele já era um grande nome nacional, todos da rádio diziam com orgulho, Fernando Vanucci saiu dessa emissora! Uma grande perda."

O termo "Fernando Vanucci" é um dos topic trends no Twitter no final desta tarde.


Referências

Fontes