Morre ativista russo Yuri Orlov

Fonte: Wikinotícias

2 de outubro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Yuri Orlov, professor emérito da Universidade Cornell e líder do movimento russo de direitos humanos, morreu nos Estados Unidos aos 96 anos. A causa da morte não foi relatada.

O físico nuclear Orlov co-fundou a filial soviética da Anistia Internacional, após a criação do Grupo Moscovo-Helsínquia para monitorizar a implementação dos Acordos de Helsínquia de 1975 pela União Soviética.

“A morte de Yuri Orlov é uma perda real não apenas para a Rússia, mas para todo o mundo, bem como para todos aqueles que defendem a justiça e os direitos humanos”, disse o Dr. Reza Fahari, Presidente do Conselho da Anistia Internacional dos EUA.

Nos anos soviéticos, Orlov serviu 7 anos em um campo e esteve no exílio por 5 anos. Ele foi acusado de "propaganda e agitação anti-soviética". Em 1986, Orlov foi expulso da URSS em troca de um oficial da inteligência soviética preso nos Estados Unidos.

Fontes

((ru)) Скончался ветеран российского правозащитного движения Юрий Орлов [inativa] — VOA, 2 de outubro de 2020. Página visitada em 2 de outubro de 2020. Arquivada em 8 de outubro de 2020