Morre aos 95 anos, o luso-americano George Mendonsa, famoso pelo beijo da Times Square no final da II Guerra Mundial

Fonte: Wikinotícias
Foto de Victor Jorgensen.

Agência VOA

20 de fevereiro de 2019

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Morreu aos 95 anos de idade, George Mendonsa, um luso-americano que seria totalmente desconhecido se não fosse por uma das mais famosas fotografias de todos os tempos. A morte de Mendonsa aconteceu no último domingo dia 17, mas só ontem na terça-feira (dia 19) foi divulgada.

George Mendonsa encontrava-se na Times Square em Nova Iorque a 14 de agosto de 1945 quando foi anunciada rendição do Japão e portanto o fim da II Guerra Mundial, após duas bombas nucleares jogadas por americanos em espaço de três dias atingirem a nação, o que tem contribuído o anúncio japonês em propor fim da guerra.

As pessoas que se encontravam nessa conhecida praça começaram de imediato a festejar e o conhecido fotógrafo Alfred Eisenstaedt apontou a sua câmara e apanhou Mendonsa a beijar uma enfermeira. Há outra foto que foi tirada no exato momento feita por Victor Jorgensen, que também ficou igualmente famosa.

Mendonça era filho de dois imigrantes portugueses Arsénio e Maria Mendonça que viviam no estado de Rhode Island onde Arsénio Mendonça era pescador. Quando nasceu em 1923, seu sobrenome foi americanizado para Mendonsa, por razões óbvias: não existia "ç" nem pra pronúncia e a escrita na língua inglesa (apenas na língua portuguesa).

George Mendonsa alistou-se na Marinha de Guerra americana em 1942. Esteve na guerra como marinheiro num destroyer americano. Quando a foto foi tirada estava de folga. As duas fotos tornaram-se num símbolo da euforia e alegria do fim da guerra.

A enfermeira foi identificada como sendo Greta Friedman que mais tarde descreveu o beijo como algo que tinha acontecido no meio da alegria e que tinha sido muito breve. George Mendonsa morreu onde nasceu, em Rhode Island, deixou mulher, filhos, netos e bisnetos.

Fonte