Morre aos 92 anos o artista plástico Francisco Brennand

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

19 de dezembro de 2019

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Internado havia dez dias no Real Hospital Português, em Recife, o artista plástico e ceramista Francisco Brennand morreu nesta quinta-feira (19), aos 92 anos. De acordo com nota do Real Hospital Português de Beneficência, onde ele estava internado há dez dias, Brennand faleceu após complicações de uma infecção respiratória.

O velório será realizado a partir das 18h30 na capela Imaculada Conceição, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand. O complexo monumental, uma antiga olaria herdada pelo artista de seu pai no bairro de Várzea, no Recife, funcionava como museu e ateliê, e se tornou um ponto turístico importante na capital pernambucana.

Durante toda a trajetória do espaço e dos trabalhos que iam sendo acumulados ali, Brennand recebia o público ele mesmo.

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, nascido em 1927, iniciou sua carreira no final da década de 1940. Ao longo da vida, as obras de Brennand foram apresentadas em mais de 20 exposições individuais em diferentes capitais brasileiras e também em Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra) e Washington (Estados Unidos).

Em janeiro, a oficina de Brennand passa a ter status de instituto, entidade sem fins lucrativos criada pra preservar o conjunto de obras expostas e garantir a integridade do legado do artista.

Fonte