Morre aos 83 anos, o criminoso americano Charles Manson, que cumpria nove sentenças de prisão perpétua por assassinatos de 1969

Fonte: Wikinotícias
Mugshot of Charles Manson, 1971. San Quentin State Prison, California

2 de dezembro de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Charles Manson, cujos seguidores da "Família Manson" mataram nove pessoas em 1969 e cuja sentença de morte tornou-se nove sentenças de prisão perpétua após o estado da Califórnia, Estados Unidos, abolir a sentença de morte, morreu domingo em um hospital em Bakersfield de causas naturais, de acordo com o Departamento de Correções da Califórnia.

Manson inspirou, mas não participou, o que se tornou conhecido como assassinatos de Tate-LaBianca. Em 9 de agosto de 1969, na casa da atriz Sharon Tate e seu marido, o diretor Roman Polanski, seguidores de Manson esfaquearam cinco pessoas até a morte: Tate, que estava com mais de oito meses de gravidez; Abigail Folger, herdeira da fortuna do café Folgers ; Cabeleireiro de celebridades Jay Sebring; diretor Voityck Frykowski; e Steven Parent, que conhecia o zelador da propriedade. Em 10 de agosto, eles mataram ainda mais o Rich Leno e Rosemary LaBianca. As vítimas sétima e oitava foram dublê de Hollywood Donald Shea e o músico Gary Hinman. Em 1971, depois de um julgamento de um ano, Manson foi condenado por ordenar os primeiros sete assassinatos e condenado à morte. Eventualmente, ele também foi condenado pelos outros dois assassinatos.

"Helter Skelter" (o nome de uma música de The Beatles) e "Pig" ("porco" em inglês) foram rabiscados em sangue nos locais do crime. De acordo com os promotores, Manson tentou associar os assassinatos aos negros, para provocar uma guerra racial nos EUA, a seguir uma nova ordem social liderada por Manson.

A sentença de Manson foi comutada para nove sentenças de prisão perpétua depois que uma decisão da Suprema Corte de 1972 proibir a pena de morte. Ele estava na prisão há mais de quatro décadas e era um preso na prisão estadual da Califórnia, Corcoran, quando ele morreu. Ele fez doze pedidos infrutíferos de liberdade condicional , o último em 2012. Fontes disseram à TMZ que ele foi hospitalizado em Bakersfield vários dias antes de sua morte. Se sua família não reivindicar seu corpo dentro de dez dias, será descartada a expensas do estado, provavelmente por cremação.

Fontes