Morre aos 80 anos, o ex-prefeito e ex-vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde

Fonte: Wikinotícias
Luiz Paulo Conde em 2004.
Imagem: Agência Brasil.

Rio de Janeiro, RJ, Brasil • 21 de julho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Morreu aos 80 anos, na madrugada de hoje (21) o ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro e ex-vice-governador do Estado do mesmo nome, Luiz Paulo Conde. Ele estava internado no Hospital Samaritano (no bairro Botafogo, na capital) por um ano para tratamento de câncer na próstata, na qual lutava contra este câncer desde 2008.

Luiz Paulo Fernández Conde nasceu no Rio de Janeiro em 1934, era quarto filho de Jose Ramon Conde Rivas, empresário e industrial espanhol e de Amália Lorenzo Fernandez, cantora lírica e musicista, de ascendência espanhola. Era também sobrinho do compositor Oscar Lorenzo Fernandez. Estudou na juventude nos Colégios Lafayette e Mello e Souza. Graduou-se em 1959, Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual UFRJ), trabalhou no desenvolvimento do projeto do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM).

Ocupou, por duas vezes, a presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil. Foi também presidente da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), presidente da Assembléia Geral da União de Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA), vice-presidente da Sociedade Mundial das Grandes Metrópoles, membro do Conselho Executivo da União Internacional das Autoridades Locais (IULA), presidente do Conselho Executivo do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, representante da prefeitura carioca no Conselho para a conquista das Olimpíadas de 2004, membro do Conselho Executivo da Liga das Cidades Históricas, presidente do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU) e diretor da Faculdade de Arquitetura da UFRJ. Como arquiteto, foi presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, professor e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ.

Foram projetos seus, as 50 escolas e centros de treinamento poliesportivos para o Governo Carlos Lacerda, o projeto arquitetônico junto a Flávio Marinho Rego, com exceção do Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, do Campus Universitário Francisco Negrão de Lima da (UERJ) e as escolas da Fundação Bradesco.

Em 1963 foi vencedor de prêmios do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-Rio) com os projetos para as escolas da Fundação Otávio Mangabeira, o bar do Aeroporto do Galeão e o Condomínio Residencial Cachoeira da Barra. Em 1987, na II Bienal Internacional de Buenos Aires, ganhou o Prêmio Interieur Forma, com o projeto para o Ginásio Esportivo em Osasco (1989). Em 1997 recebeu da Argentina o Prêmio Vitruvio 96 para a arquitetura latino americana. Também na Argentina ganhou o Prêmio Grand Prix Ambiente concedido pela Fundação CEPA (Centro de Estudos e Proteção ao Ambiente).

Ocupou os cargos de secretário municipal de Urbanismo na primeira gestão de Cesar Maia (1993-1997), foi prefeito da capital fluminense (1997-2001), como sucessor de César Maia. Na prefeitura, coordenou programas como Rio Cidade (de revitalização das áreas urbanas) e Favela-Bairro (de reurbanização das favelas cariocas).

Em 2000, concorreu à reeleição, mas acabou derrotado pelo próprio Maia, já filiado ao PTB. Depois da derrota, Conde rompeu com o antecessor e aderiu ao grupo político liderado pelo então governador Anthony Garotinho (1999-2003) e entrou para o PSB. No pleito de 2002, elegeu-se vice-governador na chapa de Rosinha Matheus, mulher de Garotinho, sendo empossado em 2003.

No ano seguinte (2004), acompanhou Garotinho na troca do PSB pelo PMDB, onde se candidatou a prefeito pela terceira vez, mas terminou em terceiro lugar, atrás de Cesar Maia e de Marcelo Crivella (atualmente no PRB). Depois da derrota, Conde começou a divergir com o grupo político do Garotinho e posteriormente decidiu romper-lo, após denúncias de corrupção pela imprensa nacional e as alianças políticas controversas feitas por Família Garotinho.

A convite do novo governador, Sérgio Cabral (PMDB), Luiz Paulo Conde assumiu a Secretaria de Cultura do Estado, de janeiro a agosto de 2007. Foi escolhido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para presidir a estatal Furnas, de agosto de 2007 a setembro de 2008. Deixou ser presidente da estatal Furnas quando os problemas de saúde apareceram.

Reações

Com a notícia do falecimento de Luiz Conde, os Governos Estadual e Municipal do Rio de Janeiro decretaram luto oficial de três dias (21 a 24 de julho). O corpo de Luiz Paulo está sendo velado no Palácio da Cidade, uma das sedes da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Muito triste. Eu convivi com ele como prefeito, foi um grande homem público. Um arquiteto de projetos extraordinários, um grande ser humano.

governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que Conde foi o grande incentivador da atual revitalização da zona portuária da cidade.

Eu diria que o Conde foi o grande inspirador das transformações urbanas que acontecem na cidade hoje. Tanto que eu decidi que o boulevard que fica no lugar da Perimetral nós vamos chamar de Boulevard Prefeito Conde, em homenagem a ele. Eu sei que era um sonho dele derrubar aquela Perimetral. Conde foi um modelo, eu perco um amigo, uma pessoa que eu convivi durante 20 e tantos anos. Acho que como prefeito o Conde marcou muito, marca até hoje.

prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

O ex-prefeito da cidade, Cesar Maia, divulgou nota dizendo que o Rio de Janeiro deve muito ao urbanista, professor e prefeito Luiz Paulo Conde.

Almoçávamos muitas vezes juntos para trocar ideias, falar sobre arquitetura, a importância dela.

lembrou o arquiteto Paulo Casé

Ele tinha uma visão que valorizava muito a rua, a rua como um espaço de encontro entre as pessoas. Ele reconhecia na arquitetura um valor de cultura, eu acho que isto que é importante, que fica a mensagem dele.

Pedro da Luz Moreira, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil-RJ

O Rio [de Janeiro] perde um grande apaixonado, sem dúvida. A família está muito sensibilizada, para nós é um momento muito difícil. Ele deixou inspiração para os cariocas e para toda a cidade.

Marcelo Conde, filho de Luiz Paulo Conde.

Conde deixou esposa Rizza Conde, três filhos e dez netos. Iria completar 81 no próximo mês, dia 6 de agosto.

Fontes