Morre aos 77 anos Nelson Freire, um dos maiores pianistas do mundo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

1 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Morreu na madrugada de hoje, aos 77 anos o músico e pianista Nelson Freire. O corpo foi velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A despedida ao pianista foi aberta ao público das 11h às 16h no foyer do local. Depois, foi sepultado no cemitério do Caju, zona Norte da capital às 17h. Ele morreu em casa em Joatinga, zona Oeste do Rio e deixou viúvo o médico Miguel Rosário e um irmão.

Nascido em Boa Esperança, Minas Gerais; Nelson começou cedo ao tocar piano aos 3 anos de idade ao ver sua irmã estudar nele. Anos depois, fez seu primeiro recital em São João Del Rei, num teatro da cidade. O talento dele, o levou a Europa aos 12 anos para estudar com melhores professores e com 15, já dava suas primeiras apresentações.

Consagrado pela crítica, Nelson se apresentou com as melhores orquestras mundiais e interpretou Beethoven. Também era conhecido por interpretar Chopin. Durante toda a sua carreira, sempre se recusava a fazer gravações pois ele preferia os concertos ao vivo e com público. Depois de 2001, lançou discos como: A obra de Debussy e fez interpretações da obra de Villa-Lobos.

Nelson nunca parou de estudar mesmo mais velho, passando a maior parte do tempo estudando e aprendendo, e foi através destas dedicações que o tornaram um dos maiores pianistas do século.

Em entrevista, Nelson falou sobre um ensaio que fazia, acompanhado da Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense: “O médico cuida do seu corpo, o professor te educa e o artista alimenta o seu espírito. E são três coisas que não são valorizadas no Brasil, infelizmente. Ver aquelas crianças saindo de um ambiente de balas perdidas, de violência, de miséria, é bom. E o meu sonho é ver este teatro cheio dessas crianças”, disse o pianista.

Em 2019, dois dias depois de lançar um disco, levou um tombo e tropeçou na calçada na altura do Posto 3 na Praia da Barra, zona Oeste do Rio. Fora levado ao hospital e passara por cirurgia no braço.

Fontes

pt Velório de Nelson Freire será no Theatro Municipal do Rio e aberto ao público — G1, Grupo Globo, 1 de novembro de 2021.


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit