Morre aos 46 anos, a cantora irlandesa Dolores O'Riordan, vocalista da banda de rock The Cranberries

Fonte: Wikinotícias
Dolores O'Riordan

17 de janeiro de 2018

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na última segunda-feira (15), morreu em Londres (capital do Reino Unido) aos 46 anos, a cantora irlandesa Dolores O'Riordan, vocalista da banda de rock, também irlandesa, The Cranberries.

De acordo com a imprensa britânica, Dolores O'Riordan chegou recentemente a Londres, "para uma breve sessão de gravação", que "morreu repentinamente". A causa da morte ainda não foi divulgada até ontem (16). Ela deixou três filhos.

Biografia

Dolores Mary Eileen O'Riordan nasceu em 6 de setembro de 1971 na cidade irlandesa de Ballybricken, no condado de Limerick, onde passou seus primeiros anos. Dolores O'Riordan era a filha de Terence e Eileen O'Riordan, além de ser a mais nova de sete filhos. Ela frequentou a escola Laurel Hill Coláiste FCJ em Limerick.

O grupo The Cranberry Saw Us foi fundado em 1989. Seus criadores são os irmãos Mike Hogan (baixo) e Noel Hogan (guitarra), Fergal Lawler (bateria) e Niall Quinn (vocais). O nome The Cranberries foi dado ao grupo depois que a solista Dolores O'Riordan entrou no grupo em 1991.

O grupo Cranberries ganhou popularidade na década de 1990, graças a sucessos como Linger e Zombie, que hoje são considerados clássicos da década de 1990. Dolores O'Riordan atuou com a banda até 2003, quando o grupo anunciou a pausa da banda e começou carreira solo. Nessa época, o grupo já tinha vendido mais de 40 milhões de cópias.

No período de carreira solo, Dolores lançou dois álbuns: "Are You Listening?" (2007) e "No Baggage" (2009). Em 2009, o grupo Cranberries voltou a se reunir, com a volta de todos os integrantes originais, incluindo Dolores O'Riordan, mas só em 2015, a banda se reuniu para fazer shows.

Em 10 de novembro de 2014, Dolores O'Riordan, foi presa pela polícia irlandesa, depois uma confusão da viagem aérea EI110, entre Nova York (EUA) a Shannon (Irlanda). Na viagem, agrediu assistente de bordo no final do voo (até ser contida por passageiros) e um dos seguranças no aeroporto durante abordagem. Após avião pousar, a assistente de bordo foi levada para hospital com suspeita de fractura em num dos pés e Dolores O'Riordan cuspiu e deu cabeçada num oficial que não se feriu, quando foi contida pelos seguranças até a chegada da polícia. Um porta-voz da polícia local disse que ela passou por interrogatório e confirmou que houve o incidente envolvendo uma "mulher irlandesa de 43 anos de idade", além de estar acompanhada de um homem que não se envolveu no episódio da agressão. O motivo da confusão foi a recusa de Dolores em voltar ao seu lugar quando o avião estava a 20 minutos de aterrizar.

Em abril de 2017, a BMG lançou um novo álbum da banda Something Else e um dos melhores singles, é a versão acústica do Zombie. No mesmo ano, começou uma turnê mundial, mas teve que cancelar em poucos meses, devido aos problemas de O'Riordan com as costas que não conseguiu se recuperar a tempo. Em 4 de janeiro de 2018, onze dias antes de sua morte, O'Riordan atualizou sua página no Twitter, escrevendo: "Por enquanto, Gio, estamos na Irlanda".

Dolores O'Riordan casou em 1994 com Don Burton, empresário do Cranberries e também da banda inglesa Duran Duran. O casal tiveram três filhos (Taylor, nascido em 11 de novembro de 1997; Molly, nascida em 27 de janeiro de 2001; Dakota Rain, nascida em 10 de abril de 2005), além de O'Riordan ter único enteado (um filho do primeiro casamento de Don Burton). Depois de 20 anos de casados, o casal se separou em 2014.

Reações

O agente da cantora disse que O'Riordan morreu "inesperadamente" em Londres após sua chegada à sessão de gravação.

"Os membros da família estão atordoados com esta notícia e pediram-lhes que não se incomodassem durante este momento difícil", disse o comunicado feito pela Família O'Riordan.

Nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instragam, inúmeros usuários famosos e anônimos expressaram suas condolências.

Referências

Fontes