Ministros do Meio Ambiente do G20 comprometem-se a agir no G20 em Nápoles

Fonte: Wikinotícias
Membros do G20 em azul escuro

24 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os compromissos para enfrentar as alterações climáticas e travar a perda de biodiversidade até 2030 foram reafirmados pelo Governo do Reino Unido ontem (quinta-feira, 22 de julho) na Ministerial do Ambiente do G20, realizada em Nápoles, Itália.

Sob a presidência da Itália, os membros do G20 e os países convidados se reuniram em um evento presencial e virtual combinado e concordaram com o Comunicado do G20, comprometendo-se a aumentar os esforços para enfrentar os desafios interligados de mudança climática, perda de biodiversidade e poluição.

Neste ano crucial para a ação global sobre o meio ambiente e o clima, o G20 expressou sua determinação em intensificar os esforços para acabar com as ameaças ilícitas à natureza, incluindo o comércio ilegal de animais selvagens e a extração ilegal de madeira.

O grupo convocou ações sobre perda de habitat, degradação da terra, lixo plástico marinho, gestão sustentável da água e saúde oceânica. Como parte disso, os membros do G20 que apóiam "30x30" - garantindo que pelo menos 30% da terra e pelo menos 30% do oceano global sejam conservados ou protegidos - e o Compromisso dos Líderes para a Natureza encorajou outros a assumirem compromissos igualmente ambiciosos.

Lord Goldsmith exortou todos os países a apoiarem os esforços para aumentar a proteção global da terra e do oceano e a chegarem a um acordo sobre resultados ambiciosos na CDB COP15 no quadro de biodiversidade global pós-2020, incluindo o apoio “30x30”.

O Ministro também destacou a importância de tomar medidas para combater os riscos de doenças zoonóticas, particularmente à luz da Covid-19 e em linha com uma abordagem "Uma Saúde" para doenças emergentes, incluindo o combate à biodiversidade e perda de habitat.

O Ministro Internacional do Meio Ambiente, Lord Goldsmith, disse:

"Devemos garantir que as decisões que tomamos à medida que reconstruímos nossas economias pós-pandemia estejam totalmente alinhadas com nossos compromissos declarados de combater as mudanças climáticas e reverter a perda de biodiversidade."

Apraz-me que o G20 tenha chegado a um acordo em Nápoles para tomar novas medidas contra alguns dos maiores desafios ambientais, mas esse acordo não deve ser o limite da nossa ambição, mas sim um passo no sentido de abordar estas crises interligadas.

Estou orgulhoso da liderança que o Reino Unido está proporcionando - por meio de nossa presidência do G7 e da COP26, em parceria com a Itália e além. Antes da COP26 e da CDB COP15, continuaremos a pressionar os países a se juntarem a nós na intensificação dos esforços para proteger e restaurar a natureza.

A reunião ministerial do G20 de ontem é um dia antes da reunião ministerial de energia e clima que ocorre hoje, sexta-feira, 23 de julho.

Fonte