Ministros das Relações Exteriores da Coreia do Sul e do Japão se reúnem em Nova York

Fonte: Wikinotícias

20 de setembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os chanceleres da Coreia do Sul e do Japão se reuniram em Nova York no dia 19 para discutir temas atuais nas relações bilaterais.

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Park Jin, e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, se encontraram em um hotel em Manhattan no mesmo dia e tiveram uma conversa de 55 minutos.

Os dois ministros discutiram a questão da compensação das vítimas de trabalho forçado durante o período colonial japonês e a cooperação de segurança entre os Estados Unidos e o Japão.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul disse em comunicado que o ministro Park disse em comunicado que trabalharia em conjunto para encontrar rapidamente uma solução desejável para os problemas do passado.

O ministro Park disse que o lado sul-coreano está procurando uma solução para a questão da liquidação de ativos na Coreia por duas empresas japonesas que foram condenadas a indenizações por trabalho forçado.

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores Hayashi instou a Coreia do Sul a agir com responsabilidade para resolver o problema, informou a emissora NHK.

Os dois ministros também discutiram formas de melhorar a cooperação de segurança entre a Coreia do Sul, Japão e os Estados Unidos contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, bem como formas de melhorar as relações bilaterais.

O ministro das Relações Exteriores Hayashi disse a repórteres que os dois países ainda têm questões não resolvidas, mas ambos os lados estão dispostos a resolver o problema e continuar o diálogo.

Fontes