Ministro das Relações Exteriores da Austrália pede unidade entre nações insulares do Pacífico

Fonte: Wikinotícias

13 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, exortou as nações insulares do Pacífico a se unirem diante da competição estratégica entre os Estados Unidos e a China e os desafios compartilhados das mudanças climáticas e do novo coronavírus.

A ministro Wong se reuniu com repórteres em Suva, capital de Fiji, no dia 12 antes do Fórum das Ilhas do Pacífico, e disse que os líderes dos países do Pacífico estão sendo afetados mais do que qualquer outra região na competição estratégica, bem como os desafios colocados pelas mudanças climáticas e pelo novo coronavírus.

“Todos os países estão buscando a navegação em meio a esses desafios”, disse Wong.

Anteriormente, Austrália e Nova Zelândia expressaram preocupação com o recente pacto de segurança entre a China e as Ilhas Salomão.

Em particular, as Ilhas Salomão e Kiribati recentemente cortaram relações diplomáticas com Taiwan e estabeleceram relações diplomáticas com a China, e Kiribati anunciou sua retirada do Fórum das Ilhas do Pacífico.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse estar "decepcionada" com a partida de Kiribati logo após chegar a Fiji no dia 11.

“A porta ainda está aberta” para o retorno de Kiribati, disse Wong.

Fontes