Ministra Esquivel Mossa afirma que sua tese é original

Fonte: Wikinotícias

"É evidente que o objetivo destas difamações é intervir em um processo que lhe compete unicamente das Ministras e os Ministros da Suprema Corte de Justiça da Nação", afirmou Yasmin Esquivel. Fotografia do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador

26 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Yasmin Esquivel Mossa, Ministra da Suprema Corte de Justiça do México, defendeu a originalidade de sua tese "Inoperância dos sindicatos em trabalhadores de confiança do Artigo 123 Seção A" apresentada em 1987 em um comunicado direto da sua conta no Twitter.

A ministra afirmou que começou a redação de sua tese em 1985, "um ano antes da tese 'similar' que havia elaborado o aluno Edgar Ulises Báez Gutierrez" indica, ao tempo em que afirma que denunciará ante as autoridades competentes um provável plágio a seu trabalho. Da mesma forma, afirmou que nunca em sua carreira no poder judiciário mexicano recebeu tal nível de escrutínio, porém que o atual faz parte no processo sucessório da presidência do máximo tribunal de seu país, "tenho a obrigação de denunciar publicamente esta tentativa externa e indevida que, a base de mentiras e difamações, pretende influir na próxima eleição do Presidente ou Presidenta da Suprema corte de Justiça da Nação, e com isso, impor interesses alheios ao processo eleitoral".

Enquanto isso, o presidente Andrés Manuel López Obrador em sua coletiva de imprensa matutina, aceitou que o trabalho é uma cópia, porém chamou Enrique Graue Wichers, reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM),[1] a decidir oficialmente "quem plagiou a quem" e respaldou Esquivel Mossa. “O que me consta é que ela tem atuado com retitude, eu já conheço ela há seis anos aqui e ela tem uma postura consistente, nunca recebi uma denúncia, ela também teve denúncias”, disse o presidente.

Notícia Relacionada[editar | editar código-fonte]

"Ministra da Suprema Corte do México teria plagiado tese", Wikinotícias, 24 de dezembro de 2022.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  1. Em espanhol, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)