Ministério da Saúde do Brasil prevê início de vacinação entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

29 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que a vacinação contra a Covid-19 deverá se iniciar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro de 2021.

Em entrevista coletiva, o secretário-executivo, Élcio Franco, informou que "Na melhor hipótese, nós estaríamos começando a vacinação a partir do dia 20 de janeiro. Num prazo médio, entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro". O secretário também apontou a necessidade de registro da vacina junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), agência regulatória responsável pela fiscalização de medicamentos no país:

"Nós precisamos que os fabricantes obtenham o registro junto à Anvisa, e que eles entreguem doses suficientes para que sejam distribuídas. Se o distribuidor obter o registro e eventualmente não tiver dose para distribuir... entenda. O Ministério da Saúde enquanto Ministério da Saúde tem feito a sua parte, fizemos o plano [nacional de imunização], estamos com a operacionalização pronta, nos preparando para esse grande dia, mas precisamos que os laboratórios solicitem o registro".

Mais de 40 países já iniciaram a vacinação. O primeiro país a começar foi o Reino Unido em 8 de dezembro, através da vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. No domingo (27), outros países da Europa, como a Áustria, Portugal, Alemanha, França, Bulgária, Polônia, Grécia, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Chipre e Sérvia, iniciaram a campanha. Os Estados Unidos, México e Canadá também já começaram vacinar seus cidadãos.

No continente sul-americano, os primeiros países foram o Chile e a Argentina. O país chileno iniciou a imunização na véspera de natal utilizando a vacina da Pfizer. Já a Argentina iniciou a campanha nesta terça (29) utilizando a vacina russa Sputnik V.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit