Milhares fogem da Ucrânia enquanto tropas russas avançam para Kiev no terceiro dia de invasão

Fonte: Wikinotícias

26 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Os ucranianos se preparavam para mais uma noite de ataques no sábado (26), enquanto forças russas e ucranianas lutavam pelo controle da capital Kiev no terceiro dia da invasão russa da Ucrânia, enquanto milhares buscavam refúgio em países vizinhos.

Enquanto as tropas russas pressionavam sua ofensiva com pequenos grupos de tropas dentro de Kiev, o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, estendeu um toque de recolher noturno que começará a partir das 17h. Sábado até as 8h. de segunda-feira.

A Rússia alega que seu ataque à Ucrânia visa apenas objetivos militares, mas desde que a invasão começou na quinta-feira, pontes, escolas e bairros residenciais estão sob ataque aéreo e de mísseis. Tropas russas entraram na Ucrânia pelo norte, leste e sul.

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky disse no sábado que a capital continua em mãos ucranianas, enquanto as autoridades instavam os cidadãos do país a ajudar a defender Kiev contra as forças russas.

Uma base do exército na capital foi atacada, mas os militares ucranianos disseram que o ataque foi repelido.

Enquanto isso, um prédio de apartamentos na capital foi atingido na madrugada de sábado por um míssil russo, segundo o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia. Um socorrista disse à Associated Press que seis pessoas ficaram feridas no impacto do míssil.

Ajuda militar à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou neste sábado uma ajuda adicional de até 350 milhões de dólares em armas para a Ucrânia.

A República Tcheca e a Holanda anunciaram planos no sábado para fornecer mais ajuda militar. O Ministério da Defesa tcheco disse que enviará imediatamente metralhadoras, metralhadoras, espingardas de assalto e pistolas, juntamente com munição, no valor de cerca de 8,6 milhões de dólares americanos.

O governo alemão, por outro lado, disse que aprovou o envio de armas antitanque para a Ucrânia.

Fonte