Migrantes de Comores em Maiote causam crise diplomática com a França

Fonte: Wikinotícias

24 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


O governo francês no Departamento de Maiote lançou a Operação Wuambushu ("Take Back"), que visa repatriar migrantes vindos de Comores. A decisão foi tomada em Paris, mas sofre forte oposição do governo comorense, que disse que não aceitará as pessoas de volta. A situação criou um mal estar diplomático, com o ministro do Interior comorense, Fakridine Mahamoud, criticando a "decisão unilateral".

A maioria destes migrantes ilegais mora em favelas. Alguns moram em Maiote há décadas e outros nasceram no pequeno território francês. No entanto, nenhum deles é elegível para a cidadania francesa e deve seguir o que indicam cartazes espalhados pelo governo local: "os ilegais devem sair". Mais de 2.000 policiais e funcionários administrativos foram mobilizados para trabalhar na Operação.

O primeiro barco levando migrantes de volta chegou à Anjouan hoje, mas autoridades portuárias de Comores não permitiram que ele atracasse.

O governo de Maiote estima que a metade da população, de cerca de 350.000 habitantes, seja de estrangeiros, a maioria vindos de Comores.

Fontes