Micheletti diz que aceita antecipar eleições marcadas para novembro em Honduras

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

3 de julho de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, afirmou que aceita antecipar as eleições marcadas para 29 de novembro como uma tentativa de contornar a crise política que se instalou no país após o golpe de militar que tirou o presidente Manuel Zelaya do poder. As informações são da BBC Brasil.

Micheletti garantiu ontem (2) também que não irá se opor a um referendo para verificar se os hondurenhos querem a volta de Zelaya. Para ele, a estratégia deve integrar uma espécie de “acordo político” que ponha fim ao impasse em Honduras. O líder ressaltou, entretanto, que a consulta popular não poderá ser feita agora, porque o momento é “extremamente difícil” para o país.

Zelaya foi destituído do poder no último domingo (28), depois que militares invadiram o Palácio Presidencial, obrigando-o a embarcar para a Costa Rica. Na mesma data, estava marcado um referendo, que acabou não ocorrendo, para saber se os eleitores aprovariam uma outra consulta sobre a convocação de uma Assembleia Constituinte, nas eleições de novembro.

Os oposicionistas argumentam que Zelaya estava procurando modificar a Constituição de Honduras para concorrer a um segundo mandato presidencial, o que é proibido pela atual legislação. Após o golpe, Micheletti, que era presidente do Congresso, assumiu interinamente a liderança do Executivo.


Fontes