Saltar para o conteúdo

Meta fecha acordo de 20 anos para comprar produção de usina nuclear nos Estados Unidos

Fonte: Wikinotícias

3 de junho de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nessa terça (3), a Meta concordou em adquirir a energia de uma usina nuclear em Illinois, Estados Unidos, por 20 anos, em seu primeiro acordo desse tipo, com o objetivo de assegurar eletricidade para sustentar seus projetos de inteligência artificial e data centers no país.

Na terça-feira (3), o grupo de mídia social anunciou que firmou um contrato com a Constellation Energy, responsável pela maior frota de reatores nucleares convencionais nos Estados Unidos. O acordo prevê a compra da produção do Centro de Energia Limpa Clinton por 20 anos, iniciando em junho de 2027. O acordo contribuirá para prolongar a vida útil da instalação além do período de término dos subsídios estaduais.

As grandes empresas de tecnologia estão se apressando para assegurar as enormes quantidades de eletricidade que se prevê serem necessárias para atender à demanda crescente impulsionada pelo boom da IA. Isso está levando essas empresas e concessionárias a considerar alternativas de geração de energia além dos combustíveis fósseis convencionais.

O acordo pode servir como exemplo para outras empresas de tecnologia apoiarem usinas nucleares existentes, enquanto planejam abastecer data centers com novas fontes de energia, incluindo a nuclear.

Joe Dominguez, presidente-executivo da Constellation, declarou que "estamos definitivamente conversando com outros clientes, não apenas em Illinois, mas em todo o país, para que façam o que a Meta fez, que é basicamente nos oferecer uma garantia, permitindo que façamos os investimentos necessários para relicenciar esses ativos e mantê-los em operação".

Bobby Wendell, porta-voz de uma filial da Irmandade Internacional dos Trabalhadores da Eletricidade (IBEW, em inglês), afirmou que o acordo garantirá um "ambiente de trabalho estável" para os funcionários da usina.

Além disso, o acordo possibilita que a Constellation amplie em 30 MW a capacidade da usina de Clinton, que atualmente é de 1.121 megawatts (MW). A usina fornece energia para aproximadamente 800 mil lares nos Estados Unidos.