Mercados em alta após acordo Biden-McCarthy sobre dívida dos EUA

Fonte: Wikinotícias

29 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As ações globais estavam em alta na segunda-feira, depois que o presidente Joe Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo final para aumentar o teto da dívida nacional dos EUA, embora a medida exija a aprovação do Congresso.

Paris, Frankfurt, Tóquio, Sydney e Xangai avançaram enquanto Hong Kong caiu. Os mercados de Londres e Seul foram fechados para um feriado e os mercados dos EUA permanecerão fechados na segunda-feira para o Memorial Day.

O acordo da dívida dos EUA aliviou o que havia sido uma ameaça potencialmente enorme para os mercados em todo o mundo. Biden e McCarthy trabalharam no fim de semana para tentar garantir apoio suficiente no Congresso para aprovar a medida antes do prazo de 5 de junho e evitar um calote federal perturbador.

“Até agora, os mercados estão reagindo com cautela. Encorajado, mas cauteloso”, disse Clifford Bennett, economista-chefe da ACY Securities, em um comentário.

“Este acordo simplesmente move a questão para tempos potencialmente mais politicamente amigáveis ​​após as eleições presidenciais em dois anos. Nada é certo a esse respeito, e a resolução pode ser ainda mais difícil do que foi nesta ocasião”, disse Bennett.

O DAX da Alemanha subiu 0,2% para 16.010,98 e o CAC40 em Paris subiu 0,1%. Os futuros do Dow Jones Industrial Average e S&P 500 subiram 0,3%.

Nas negociações asiáticas, o índice Nikkei 225 de Tóquio saltou cerca de 2% no início, mas fechou 1% acima, em 31.233,54. O S&P/ASX 200 de Sydney saltou 0,9%, para 7.217,40 pontos. O Shanghai Composite Index subiu 0,3%, para 3.221,45 pontos.

Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 1%, para 18.551,11. O índice de referência de Taiwan ganhou 0,8%, enquanto o da Índia subiu 0,5%.

Os investidores estão à frente de outra semana movimentada de atualizações econômicas dos EUA, incluindo dados sobre confiança do consumidor e emprego.

Fontes