Megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha resultou na apreensão de 120 armas, sendo 93 fuzis
3 de novembro de 2025
A megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha na semana passada resultou na apreensão de 120 armas, incluindo 93 fuzis de modelos usados em zonas de conflito, como AK-47, AR-10, G3, FAL e AR-15. Além dos fuzis, foram apreendidas pistolas, metralhadoras, explosivos, munições e equipamentos militares.
Investigações preliminares indicaram que parte do arsenal tem origem em diversos países, incluindo Venezuela, Argentina, Peru, Bélgica, Rússia e Alemanha, e que muitas armas eram "fantasmas", ou seja, as peças eram compradas separadamente para depois serem montadas.
O valor estimado do armamento é de R$ 12,8 milhões. "Cada fuzil retirado de circulação representa uma vida salva. Vamos continuar enfrentando quem lucra com o medo e com a morte. O Estado está presente, atuando com rigor e estratégia para enfraquecer o poder do narcotráfico e devolver o Rio de Janeiro aos cidadãos de bem", disse o governador Cláudio Castro.
Operação Contenção
Chamada de Operação Contenção, a ação visava prender integrantes da facção Comando Vermelho e outros criminosos, além de recolher armas ilegais.
Cerca de 2.500 agentes participaram da ação, que tinha como objetivo cumprir centenas de mandados e capturar lideranças do grupo em 26 comunidades da Zona Norte.
Houve intensa troca de tiros e os criminosos chegaram a usar barricadas e drones para lançar explosivos contra as equipes policiais especiais.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código]- Rio: tática do "muro do BOPE" foi usada em ação que levou à morte cerca de 120 criminosos
- Cerca de 120 criminosos morrem em operação policial no Rio
Fontes
[editar | editar código]- Governo do Rio apreende R$ 12,8 milhões em armas de guerra em um dia, Governo do Estado do Rio de Janeiro

