Matemático britânico Richard K. Guy morre aos 103 anos

Fonte: Wikinotícias

12 de março de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Richard em junho de 2015

Richard Kenneth Guy, um matemático britânico que publicou mais de 300 artigos em vários campos da matemática, morreu na segunda-feira aos 103 anos de idade.

Guy foi professor de matemática na Universidade de Calgary. Aposentou-se em 1982, mas continuou a trabalhar regularmente no Departamento de Matemática e Estatística. Em outubro de 2016, a universidade comemorou o 100.º aniversário de Guy. Ele também foi diretor da Number Theory Foundation.

Ele foi associado à descoberta de um padrão chamado "planador" no jogo da vida, um autômato celular — modelo discreto que consiste em uma grade de células — desenvolvido pelo matemático John Horton Conway por volta de 1970.

De aproximadamente 1948 a 1951, Guy foi editor da British Chess Magazine e se envolveu em quase 200 estudos sobre finais de jogos. Ele foi coinventor do código GBR, um sistema representativo de posição de peças de xadrez.

Guy e sua esposa Nancy Louise Thirian tiveram três filhos, incluindo o cientista da computação e matemático Michael J. T. Guy. Em seu tempo pessoal, Richard Guy praticava montanhismo.

Fontes