Marinha mexicana apreende 8,6 toneladas de drogas líquidas

Fonte: Wikinotícias

25 de abril de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Marinha mexicana anunciou no dia 24 que havia apreendido 11.520 garrafas de tequila contendo cerca de 10 toneladas de metanfetamína líquida concentrada.

De acordo com o anúncio, a metanfetamína contida nesses frascos apreendidos no porto de Manzanillo, na costa do Pacífico, no dia anterior (23), totaliza cerca de 19.000 lb (cerca de 8,6 toneladas).

Fotos do local divulgadas pelas autoridades mostraram um cão de detecção alertando os investigadores sobre sinais de anomalias em frente a uma caixa contendo um frasco de vidro com um líquido marrom.

Sabe-se que a metanfetamina líquida é geralmente entregue primeiro aos contrabandistas, depois transportada para instalações especializadas e depois extraída na forma de cristal. A Marinha mexicana não disse de onde os itens foram enviados.

Há especulações de que um cartel criminoso mexicano esteja por trás do incidente, mas as autoridades dizem que estão investigando os detalhes.

As autoridades dizem que 114 toneladas de metanfetamina foram apreendidas e descartadas até agora este ano.

O presidente dos EUA, Joe Biden, visitou o México em janeiro e se reuniu com o presidente Andres Manuel Lopez Obrador, enfatizando a cooperação na resolução da questão da distribuição ilegal de drogas, incluindo o fentanil.

Fontes