Mantega considera crise a pior desde a depressão de 1929 com a quebra da Bolsa de Nova York

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

6 de outubro de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O mercado está vivendo um momento de “irracionalidade”, na avaliação do ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega. Em entrevista coletiva concedida ontem (6), Mantega classificou a atual crise financeira internacional como a pior desde 1929.

“Estamos num momento de irracionalidade e comportamento de manada, é o pior momento”, afirmou. No seu entendimento, um dos grandes problemas hoje é a perda de confiança nas instituições financeiras, o que se reflete no mundo todo e causou, no Brasil, a queda da bolsa e a valorização do dólar.

“Estamos, a meu ver, no momento mais agudo dessa crise. Acredito que essa situação aguda deverá se dissipar, é impossível imaginar que se terá o sistema financeiro internacional travado como está hoje. Certamente isso será superado”, afirmou, frisando que todos os governos devem agir para enfrentar a crise e que há expectativa dos ajustes que serão promovidos nos mercados europeus.

Apesar do otimismo, Mantega destacou que, passada a tempestade, o cenário financeiro internacional será de menos crédito e taxas de juros mais elevadas, com conseqüente redução do ritmo de crescimento da economia mundial, inclusive do Brasil.


O Brasil não está imune à crise, evidentemente. É uma crise global, atinge a todos os países. [A crise] Atinge menos países mais sólidos, como é o caso do Brasil e outros países, onde não temos problema de solvência. Aqui não há ativos podres, embora estejamos sofrendo problemas de liquidez em função desse estrangulamento do crédito, em escala internacional.

—Mantega

Também concedeu entrevista coletiva, com o ministro, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Fontes