Mantega anuncia no fim da tarde mais medidas para frear desvalorização do dólar

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

6 de abril de 2011

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anuncia às 18h30 novas medidas na área de câmbio para enfrentar a sobrevalorização do real ante o dólar. Assim que o mercado foi informado da divulgação das medidas, o dólar comercial estava cotado em R$ 1,60.

O mercado vinha aguardando medidas cambiais desde a semana passada, quando o governo anunciou a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide nas compras do cartão de crédito internacional e nas operações de empréstimos externos. Ao deixar o Ministério da Fazenda com destino ao Banco do Brasil, onde participou de um almoço, o ministro Guido Mantega confirmou a entrevista sobre as novas medidas do câmbio.

Mais cedo, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, voltou a defender a política de câmbio flutuante, utilizada pelo Brasil desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. O secretário avaliou também que é preciso discutir com cuidado a nova orientação sobre controle de capitais anunciada ontem (5) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A decisão é considerada inédita em relação às posições do organismo multilateral sobre restrições ao livre fluxo de capitais pelo fundo.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com