Manifestantes iranianos marcam 40 dias desde a morte de Mahsa Amini

Fonte: Wikinotícias

26 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Centenas de manifestantes marcharam na quarta-feira até o túmulo de Mahsa Amini, no noroeste do Irã, para marcar 40 dias desde sua morte enquanto estava sob custódia da polícia do país.

Um vídeo amador postado em sites de mídia social mostrou uma multidão de manifestantes, alguns em veículos, mas a maioria a pé, enchendo a estrada que leva ao cemitério na cidade de Saqez, província do Curdistão, cidade natal de Amini. Testemunhas relataram tiros sendo disparados na área pelas forças de segurança iranianas.

Os manifestantes, que podiam ser ouvidos gritando “Morte ao ditador” entre outros gritos, marcharam desafiando as medidas de segurança postas em prática em antecipação a novos protestos na quarta-feira.

A VOA informou que manifestantes também se reuniram em Teerã, onde gritaram "Abaixo o ditador" e "Não tenha medo, estamos todos juntos".

Amini, uma mulher curda, foi detida pela polícia na capital, Teerã, em 13 de setembro, supostamente usando seu lenço na cabeça – ou hijab – “inapropriadamente”. A jovem de 22 anos morreu sob custódia três dias depois, com a polícia relatando que ela teve um ataque cardíaco. Sua família diz que ela não tinha histórico de problemas cardíacos.

A mídia estatal iraniana informou que todas as escolas e universidades da província foram fechadas na quarta-feira por causa do que as autoridades disseram ser uma "onda de gripe".

Grupos de direitos humanos dizem que mais de 200 pessoas morreram durante os protestos e centenas foram presas. Analistas dizem que os protestos se tornaram um dos desafios mais sérios para a República Islâmica em sua história.

Fontes