Manifestantes em toda a Itália pedem o fim da guerra em todo o mundo
27 de outubro de 2024
Dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas em sete cidades italianas no sábado pedindo um cessar-fogo imediato no Oriente Médio, Ucrânia e todos os conflitos globais.
Manifestações pacíficas foram realizadas em Roma, Turim, Milão, Florença, Bari, Palermo e Cagliari, com o apoio de centenas de associações comprometidas com a paz, o desarmamento e os direitos humanos, informou a AP.
As marchas vieram em resposta à escalada da violência no Oriente Médio e aos crescentes conflitos em todo o mundo e denunciaram a diminuição do papel das Nações Unidas no cenário global.
Em Roma, alguns milhares de manifestantes marcharam agitando uma bandeira gigante do arco-íris em frente ao Coliseu e uma faixa com o slogan: "Vamos parar as guerras. A hora da paz é agora!"
"A guerra na Ucrânia já dura anos e qual foi o resultado? Nada. … Há apenas muitos ucranianos e russos que morreram, muitos soldados e muitas crianças", disse Daniela Ferraci, uma manifestante na capital italiana. O mesmo está acontecendo no Oriente Médio, acrescentou Ferraci.
Giulio Marcon, um dos organizadores do comício em Roma, disse: "As guerras nunca estão resolvendo problemas".
"A guerra traz mais guerra, as armas trazem mais armas. Devemos escolher o caminho da negociação, cessar-fogo e diplomacia. Esta é a mensagem desta praça", disse ele.
Maurizio Landini, líder do sindicato italiano CGIL, pediu que o papel da diplomacia internacional seja reafirmado.
"Nosso pedido mais forte é um cessar-fogo para permitir que os governos abram uma verdadeira conferência de paz, porque o equilíbrio do novo mundo não pode ser decidido por guerras", disse ele no palco.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Demonstrators across Italy Call for An End to War Worldwide — Tasnim News Agency, 27 de outubro de 2024
Esta notícia é uma transcrição parcial ou total da Tasnim News. |