Mali: peritos sugerem dois anos de transição

Fonte: Wikinotícias

11 de setembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Especialistas constitucionais nomeados pela junta militar do Mali propuseram, esta sexta-feira, um governo de transição de dois anos liderado por um presidente escolhido pelo exército, desafiando os apelos do bloco económico da África Ocidental CEDEAO para eleições dentro de um ano.

O texto foi submetido a centenas de participantes em um fórum de três dias a decorrer em Bamako com o objetivo de mapear um caminho a seguir para este conturbado país.

As recomendações dos especialistas surgiram no segundo dia de negociações sobre uma transição.

CEDEAO deu à junta governante até terça-feira para nomear um presidente de transição e primeiro-ministro.

Em uma "carta da transição" de oito páginas, os especialistas escreveram que um período de transição de 24 meses era necessário "à luz da complexidade, gravidade e profundidade estrutural da crise do Mali".

Segundo a proposta de um governo de transição, o presidente seria uma "personalidade civil ou militar".

As recomendações ainda não foram formalmente aprovadas pelos representantes do Comité Nacional de Salvação Popular (CNSP), lideranças políticas e grupos da sociedade civil que participam das conversações, que terminam sábado.

Alguns líderes políticos do Mali insistiram, junto com a CEDEAO, que o presidente interino é um civil, mas o documento indica que pode ser um soldado ou civil.

O candidato deve ter entre 35 e 75 anos e não será elegível para ser eleito no final da transição, ainda segundo a proposta.

As negociações marcam a segunda ronda de discussões entre os jovens oficiais que derrubaram o presidente Ibrahim Boubacar Keita, a 18 de agosto e representantes civis, muitos dos quais haviam feito campanha para que ele renunciasse.

A junta, poucas horas após o golpe, prometeu restaurar o governo civil e organizar eleições dentro de um "prazo razoável".

Mas muitos participantes do fórum estão divididos sobre questões como quanto tempo um governo de transição deve durar e que papel o exército deve desempenhar.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) formada por 15 nações, insistiu que a junta entregasse o poder em 12 meses.

Mahmoud Dicko, o influente imã visto como a figura de proa do Movimento 5 de junho, que empreendeu uma campanha de protesto contra Keita, também apoiou um rápido retorno ao governo civil.

Gana vai acolher uma mini-cúpula de líderes da CEDEAO na próxima terça-feira. A organização regional não disse o que fará se suas demandas não forem atendidas até essa data

A conferência em Bamako termina amnahã, sábado.

Fonte