Mais de 30 mil pessoas já foram afetadas por chuvas na Região Sul

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

15 de julho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais de 30 mil pessoas foram afetadas pelos temporais que vêm atingindo a Região Sul desde a última sexta-feira (10), segundo a Defesa Civil dos três estados (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

A previsão é que as chuvas continuem hoje (15), com mais intensidade no Paraná e em Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo para os estados devido ao acumulado de chuvas e risco de alagamentos, deslizamento de encostas, incidência de descargas elétricas e granizo.

No Paraná, 24.653 mil pessoas foram afetadas em 44 municípios, 248 estão desalojadas ou desabrigadas. Uma pessoa morreu e 71 ficaram feridas; mais de 3 mil casas foram danificadas e 11, destruídas.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou ontem (14) a formação de um tornado na noite de segunda-feira (13) em Francisco Beltrão. Uma supercélula ganhou força e chegou ao município com intensidade compatível à de tempestade extrema, configurando o mesociclone – ar que sobe e gira em torno de um eixo vertical de aproximadamente 2 a 10 quilômetros de diâmetro. Conforme o radar meteorológico do Simepar em Cascavel, as rajadas de vento estimadas chegaram a 120 quilômetros por hora. O Simepar ressaltou que tornados não ocorrem com frequência na nossa climatologia e que outras formações podem ser tão intensas quanto essa.

Em Santa Catarina, as chuvas afetaram 2.870 pessoas em 45 municípios – 64 estão desalojadas ou desabrigadas. Oito pessoas ficaram feridas e duas morreram. De acordo com a Defesa Civil do estado, mais de 900 estruturas foram danificadas ou destruídas, entre residências, edificações públicas e infraestruturas e o abastecimento de água está comprometido, devido ao excesso de terra e galhos de árvores trazidos pelos rios, o que prejudica as captações de água em 13 municípios.

Há risco de inundações no Rio Uruguai, cujo nível, em Itapiranga, atingiu o pico hoje em 11,48 metros (m) e está baixando lentamente. A Defesa Civil alertou para maiores riscos de alagamento e inundações nos municípios de Maravilha, Chapecó, Xaxim e arredores, onde foram registrados os maiores acumulados de chuva nas últimas horas.

No Rio Grande do Sul, o número de pessoas afetadas subiu para 3,18 mil 36 municípios, das quais 684 estão em abrigos. As chuvas permanecem nas regiões nordeste, serra e litoral norte do estado. Segundo o governo estadual, a situação é mais crítica em Esteio, onde a prefeitura decretou situação de emergência. Os municípios de Rolante e Riozinho também estão em situação de emergência.

A previsão de aumento da vazão do Rio Uruguai acarreta uma preocupação extra com os municípios gaúchos de Iraí, São Borja, Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí.

Fonte