Mais de 10 mil pessoas já foram presas em protestos no Irã, diz ONG
11 de janeiro de 2026
Nesse domingo (11), de acordo com uma ONG que monitora o país, mais de 10 mil pessoas foram detidas durante os protestos contra o governo iraniano. De acordo com a HRANA (Human Rights Activists News Agency), ao menos 10.675 indivíduos foram presos, entre os quais 169 crianças.
Além disso, a organização registrou 490 manifestantes e 48 membros das forças de segurança mortos. Por outro lado, a Iran Human Rights, com sede na Noruega, confirmou 2.600 detenções e um mínimo de 200 óbitos.
O bloqueio à internet já se estende por mais de três dias. A pesquisa é realizada pela organização de monitoramento NetBlocks. "Níveis de conectividade nacional continuam estagnados em torno de 1% dos níveis normais", afirma o comunicado.
O número de manifestantes assassinados nos últimos três dias, especialmente após o bloqueio nacional da internet, pode ser ainda maior do que se pensa atualmente. A República Islâmica está perpetrando um grave delito internacional contra o povo iraniano, e, conforme o direito internacional, a comunidade global é obrigada a empregar todos os recursos ao seu alcance para prevenir essa atrocidade.
As manifestações tiveram início em 28 de dezembro em razão da crise econômica e vêm se espalhando desde então por mais de 100 cidades brasileiras.
Segundo os dados compartilhados com a Agência EFE por Skylar Thompson, subdiretora da HRANA, o total de mortos nos 15 dias de manifestações pode atingir 579, apesar de essa informação ainda estar sendo verificada.
Desde o começo da mobilização, 10.675 indivíduos foram detidos, incluindo 160 supostos menores de idade e 52 estudantes.
As manifestações acontecem em centenas de cidades iranianas, onde a internet e a cobertura telefônica estão indisponíveis há mais de 72 horas.
As manifestações, que começaram devido à grave crise econômica do país, transformaram-se em protestos contra a República Islâmica e o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Mais de 10 mil pessoas já foram presas em protestos no Irã, diz ONG — Universo Online, 11 de janeiro de 2026
- ((pt)) Número de mortos em protestos no Irã passa de 500, diz ONG — Gazeta do Povo, 11 de janeiro de 2026

