Mais da metade dos rios do mundo já foram afetados pela atividade humana

Fonte: Wikinotícias

25 de fevereiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Meteored - Tempo.pt

Apenas 1% da Terra está coberta de lagos, riachos e rios, mas estes ambientes são o lar de milhares de espécies de peixes - constituindo um quarto de todos os peixes do mundo. São também ecossistemas importantes para a vida circundante, fornecendo alimento e água limpa.

As provas mostram que desde o início da revolução industrial em particular, os seres humanos têm tido um impacto negativo nos ambientes de água doce. No início da revolução industrial, as fábricas começaram a despejar resíduos nos cursos de água.

Investigação dos impactos humanos na biodiversidade fluvial

Investigadores de diferentes instituições da França e da China completaram um estudo sobre o impacto humano nos sistemas fluviais do mundo ao longo dos últimos dois séculos. Os resultados do projeto de uma década foram publicados na revista académica Science.

Começando o seu estudo há uma década, recolheram dados de cerca de 2.500 bacias hidrográficas, com mais de 10.000 espécies de peixes examinadas. Ao considerar o número de espécies numa área e as ligações evolutivas entre elas, os investigadores determinaram o nível de impacto humano sobre a biodiversidade, utilizando uma escala de 1 a 10.

Os resultados mostraram que mais de 50% de todas as bacias hidrográficas do mundo sofreram enorme impacto da atividade humana. Grandes rios na Europa e América do Norte foram extremamente afetados, incluindo o Tamisa em Londres, que foi classificado como extremamente, com 10.

Apenas 14% dos rios globais foram considerados como menos afetados e estes estavam em regiões subdesenvolvidas da África e em partes remotas da Austrália. Pensava-se que séculos de atividade industrial, como a pesca excessiva, a poluição da água e as alterações climáticas, ameaçaram estes habitats aquáticos.

Rios mais modificados nos países temperados e desenvolvidos

Os rios de climas temperados, como no Reino Unido, foram considerados os mais perturbados, onde se pensava que as alterações na biodiversidade se deviam principalmente à fragmentação dos rios e à introdução de novas espécies invasoras. Estes podem soar como processos naturais, mas não são. A fragmentação dos rios é frequentemente o resultado de modificações causadas pela atividade humana, potencialmente ocorridas devido a barragens ou outras modificações que podem interromper o fluxo natural de um rio. As espécies invasoras não são nativas da zona, e foram introduzidas pela intervenção humana.

Um ativista de Exeter, pertencente à Youth Climate Coalition, Frankie Mayo, ficou triste com os resultados do estudo, contando à Radio 1 Newsbeat: "Diz que nós, como sociedade, não valorizamos o que devemos e isso está a causar uma rutura climática. Estamos a perder a nossa vida selvagem, os espaços naturais e a nossa ligação com a natureza".

Fonte