Saltar para o conteúdo

Maior ataque da Rússia à produção de gás da Ucrânia danifica criticamente instalações da Naftogaz

De Wikinotícias

3 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa sexta (3), um ataque aéreo em grande escala da Rússia atingiu diversas instalações de produção de gás da Ucrânia, de acordo com autoridades, causando danos significativos em alguns casos, à medida que o país se prepara para uma nova temporada de aquecimento.

O presidente-executivo Sergii Koretskyi afirmou que a Rússia lançou 35 mísseis e 60 drones contra as instalações da empresa estatal de petróleo e gás Naftogaz nas regiões de Kharkiv e Poltava durante a noite. Ele acrescentou que o ataque foi o maior da guerra contra a produção de gás.

"Como resultado desse ataque, uma parte significativa de nossas instalações foi danificada. Parte da destruição é crítica", acrescentando que não havia "nenhuma justificativa militar" para o ataque.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que suas forças conduziram ataques massivos contra a infraestrutura de gás e energia da Ucrânia durante a noite, afirmando que também atingiram instalações militares e industriais.

De acordo com a força aérea da Ucrânia, a Rússia lançou 381 drones e 35 mísseis durante o ataque, com o objetivo de destruir a rede elétrica antes do inverno e desgastar a população ucraniana em sua guerra total, que já dura quatro anos.

"Trata-se de um terror deliberado contra instalações civis que permitem a extração e o processamento de gás para a vida normal das pessoas", afirmou Serhii Koretskyi, diretor-executivo da Naftogaz, em nota, e disse que "não tem qualquer objetivo militar. Este é mais um ato de malícia russa que visa apenas (...) privar os ucranianos de calor no inverno".