Saltar para o conteúdo

Macron nomeará novo premier 'nos próximos dias', diz gabinete

De Wikinotícias

8 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa segunda (8), o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciará um novo primeiro-ministro "nos próximos dias", comunicou seu gabinete. Essa declaração afastou a possibilidade de antecipação das eleições após a queda do governo de François Bayrou no Parlamento.

Macron "toma nota do resultado da votação dos deputados" e "nomeará um novo primeiro-ministro nos próximos dias", declarou a Presidência francesa em um comunicado, poucos minutos após a rejeição de Bayrou em uma moção de confiança.

Depois de três horas de discursos, o Parlamento francês votou 364 a 194 a favor da derrubada do governo do primeiro-ministro François Bayrou, o segundo em nove meses, agravando a crise política. Bayrou agora precisará apresentar sua renúncia a Macron, que deverá designar um novo ocupante para o cargo, encarregado de constituir um novo governo.

Desde que as eleições legislativas de 2024 foram antecipadas, a França tem enfrentado uma grave instabilidade política, sem maiorias parlamentares sólidas e com uma elevada dívida pública, que chega a quase 114% do PIB.

Bayrou, que solicitou um voto de confiança à Assembleia Nacional para conseguir apoio para seus cortes orçamentários de quase 44 bilhões de euros (R$ 282 bilhões) com o objetivo de recuperar as finanças públicas, iniciou sua justificativa afirmando que "queria" esse "teste da verdade".

"O maior risco era não fazer um voto de confiança, deixar as coisas continuarem sem mudar nada... e continuar como sempre", afirmou Bayrou, e disse que "senhoras e senhores, vocês têm o poder de derrubar o governo, mas não têm o poder de apagar a realidade. As despesas continuarão a aumentar ainda mais e o peso da dívida, já insuportável, ficará cada vez mais pesado e cada vez mais caro".