MDR fomenta criação de Rota do Mel no estado do Pará

Fonte: Wikinotícias

14 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está apoiando os apicultores do Pará na produção do mel. O objetivo é integrar apicultores e ampliar a escala de compra de insumos e vendas de produtos para fortalecer a cadeia produtiva do estado. Cerca de 500 fabricantes participaram do programa. Esse trabalho conta com a participação da Embrapa.

O Pará concentra mais de 1% da produção de mel do Brasil, mas acredita-se que tem um grande potencial. Segundo o IBGE, produziu 670 toneladas de produtos em 2019, representando 65% de toda a região Norte, e faturou cerca de 9 milhões de reais. A atividade é desenvolvida principalmente pela agricultura familiar.

"Com base em um estudo prévio de viabilidade que fizemos, pudemos perceber que a integração de vários produtores na Rota do Mel, funcionando como um Arranjo Produtivo Local (APL), criaria uma sinergia, uma sintonia que iria possibilitar um crescimento e uma melhor organização da cadeia produtiva local", destacou o coordenador Samuel Menezes.

“Temos um pasto apícola que garante características diferenciadas do mel produzido na região e, com a chegada da Rota, teremos oportunidade de melhorar nossa produção e mostrar todo potencial do mel feito nessa parte da Amazônia para o mundo”, afirmou o presidente da Associação de Apicultores de Canaã dos Carajás, Luiz Pereira Rodrigues.

O Brasil ocupa a 11º posição no ranking mundial da produção de mel.

Fonte