México relata mais de 73.000 migrantes resgatados, a maioria do Triângulo Norte

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Instituto Nacional de Migração (INM) do México anunciou que, entre 1 de janeiro e 8 de março de 2022, resgatou 73.034 migrantes indocumentados, dos quais mais de 32.000 vieram da Guatemala, Honduras e El Salvador.

Em um comunicado de imprensa, as autoridades mexicanas informaram que os resgates foram “massivos” e os migrantes estavam “em casas seguras, veículos usados ​​para turismo, bem como aqueles destinados ao transporte de carga.”

O INM explicou que a maioria dos migrantes vem dos países do Triângulo Norte da América Central. Segundo dados oficiais, 14.095 pessoas foram resgatadas somente na Guatemala, enquanto 13.867 foram resgatadas de Honduras e 4.145 vieram de El Salvador.

“Os 40.927 restantes correspondem a outros países das Américas”, além de África, Europa, Ásia e outros, cita o documento.

Recentemente, a Migração anunciou a morte de uma mulher nicaraguense grávida, depois de ter sido abandonada por traficantes um trailer com outros 160 migrantes em condições de superlotação, sem água ou ventilação.

Este não é um caso isolado, em 9 de dezembro, 56 migrantes morreram em um acidente de caminhão em Chiapas.

Na semana passada, uma decisão do Tribunal Federal de Apelações do Distrito de Columbia proibiu o governo dos EUA de enviar imigrantes que cruzam ilegalmente a fronteira EUA-México para países onde possam ser “perseguidos ou torturados.”

A decisão, no entanto, também confirmou a autoridade do governo do presidente Joe Biden para continuar expulsando migrantes de forma expedita sob a regra conhecida como Título 42, citando razões de saúde diante da pandemia. Nesta mesma quinta-feira, a liderança do Senado instou a Casa Branca a acabar com essa regra.

Fontes